Swoboda expõe seu “mundo” geométrico no CTA

O artista plástico e engenheiro aeronáutico aposentado Hans Hermann Swoboda, 84, reúne seus trabalhos mais recentes e monta no CTA (Centro Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos uma exposição com composições baseadas em geometria e efeitos tridimensionais. Os quadros retratam paisagens e desenhos abstratos. A Todas as pinturas são frutos de minha criatividade. Não copio de nenhum lugar, mas me inspiro em algo e vou aperfeiçoando, colocando detalhes que acredito melhorar o quadro”, afirmou Swoboda.

Segundo o artista, a pintura existiu em sua vida como hobby até os 65 anos. “Hoje vivo exclusivamente para pintar. Tenho em torno de mil obras prontas e metade delas foram vendidas. Para cada quadro, perco uma semana só fazendo a composição do desenho com lápis até chegar à perfeição. Acho que esta é uma herança que trago do meu tempo de engenheiro.

Swoboda afirmou que seu trabalho geométrico é resultado de uma experiência que inclui temas como paisagens estilizadas, a flora e a fauna. Ele participa de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba.

Para Swoboda, as pessoas da região estão pouco interessadas pela cultura. “Sinto que as pessoas visitam uma exposição e têm como critério o sucesso do artista. Na hora de pagar, a consideração é pelo nome de quem pintou.” Os quadros de Swoboda expostos no CTA estão à venda por preços em torno de US$ 200.

Folha de São Paulo 19/12/1993

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *