Arte de Swoboda no Vila Velha

A partir de hoje o artista plástico Swoboda expõe cerca de 40 quadros no Restaurante Vila VeIha. Para quem pensa que não o conhece, o engano é grande, pelo menos para os moradores de São José dos Campos, pois uma de suas obras foi capa da lista telefônica de 1993.

Durante o período em que exerceu sua profissão de engenheiro e projetista, já pintava, mas só depois que se aposentou pôde dedicar-se livremente ao ato criativo. “Agora sou livre para me dedicar à pintura, antes era apenas um hobby”. confessa o pintor.
A experiência como projetista auxiliou, ele explica: “O projetista, assim como o pintor, começa igualmente com uma folha branca, e o resultado vem do nada. O que os dois precisam é ler criatividade”. Sobre essa criatividade, Swoboda até dá aulas.

O talento de Swoboda é nato, nunca fez cursos de pintura, seu estilo é próximo ao surrealismo, e trabalha a terceira dimensão. Os quadros são composições variadas que vão das paisagens a aeronaves. “Minha obra é muito variada, uma vez ou outra os lemas podem ser parecidos, mas os quadros são muito diferentes, é sempre uma criação”, esclarece Swoboda.

A exposição ficará durante dois meses no Vila Velha, na Praça Cândido Dias Castejon, 27, A entrada é franca para quem quiser prestigiar o trabalho do pintor, mas os quadros também estão à venda, e os preços estão em torno de USS 150,00.

Jornal Valeparaibano 04/03/1994

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *